sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Espada-de-São-Jorge-Mini ou Anã (Sansevieria Trifasciata Hahnii)

Nomes populares: Espadinha , Espada-de-São-Jorge-anã ,   Espada-de-São-Jorge-mini,  Sanseviera , Língua-de-tigre, Língua-de-sogra, Rabo-de-lagarto
O gênero Sansevieria (Agavaceae) é constituído por cerca de 60 espécies e diversos cultivares, vulgarmente conhecidas como espada e lança-de-são-jorge, em vista de suas folhas achatadas lanceoladas ou cilíndricas, respectivamente. Além da sua utilização como planta fornecedora de fibras e de defesa, protetora contra mau-olhado (segundo crenças populares), muitas são, por excelência, de uso ornamental, cultivadas comercialmente como folhagens, sendo o seu fim determinado por seu hábito de crescimento e pela forma, textura e coloração de suas folhas.
 Sansevieria trifasciata Pain ‘Hahnii’ 
Essa variedade anã surgiu por mutação espontânea nos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial (BLOSSFELD, 1963), resultante de mutação hortícola da espécie típica (S. trifasciata) (LORENZI & SOUZA, 2001). Apresenta folhas pequenas, com altura variável entre 15 e 20 cm, com um bonito colorido em forma de mosaico, verde-acinzentado com verde- -escuro, que se agrupam como uma roseta. Essa particularidade empresta à planta uma aparência graciosa e muito delicada que a diferencia das outras variedades de espada-de-são-jorge.
Propagação: Sementes, rizomas e folhas (inteiras ou pedaços)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!