terça-feira, 13 de março de 2018

Célula e Organelas: Morfologia e Fisiologia

Uma célula, assim como uma casa, para se tornar individualizada, precisa que algo delimite o seu espaço interno. Na casa, as paredes e as portas exercem essa função e, na célula, é a membrana plasmática que separa uma célula de outra.
 Dentro da célula, ainda, há diversas estruturas cujas atividades objetivam a manutenção da vida celular. Essas são as organelas, que estão mergulhadas em um líquido celular, chamado citoplasma.  Cada organela possui uma estrutura e função única, o que permite à célula realizar todas as suas funções básicas: respirar, alimentar-se, manter suas próprias estruturas.

    Organelas Citoplasmática:

1-O Retículo Endoplasmático liso (REL)- É responsável pela síntese de lipídios, como o colesterol (um dos componentes da membrana plasmática) e de hormônios sexuais, como a testosterona e o estrogênio.

2-O Retículo Endoplasmático Rugoso ou Granuloso (REG) - Contém ribossomos aderidos atuam na síntese de proteínas destinadas à exportação;

3-Complexo de Golgi - Atua como centro de armazenamento, transformação, empacotamento e distribuição de substâncias na célula. Muitas das substâncias que passam pelo aparelho de Golgi serão eliminadas da célula, indo atuar em diferentes partes do organismo.

4-Ribossomos - São compostos por duas subunidades: A subunidade pequena é responsável por orientar a adição de aminoácidos, durante a síntese proteica, enquanto a subunidade maior é responsável por catalisar a formação das cadeias peptídicas, ligando os aminoácidos entre si, originando uma nova cadeia polipeptídica (a proteína em si).

5-Lisossomos-  A principal função dos lisossomos é realizar a digestão intracelular, que pode ocorrer de duas maneiras: como heterofagia  ou como autofagia.

6-Peroxissomos - Bolsas esféricas e membranosas que contém enzimas:  oxidases – utilizam O2 para oxidar substâncias orgânicas, formando como subproduto H2O2 (peróxido de hidrogênio/água oxigenada – tóxico para as células); catalases – transformam H2O2 em H2O e O2. Abundantes nas células do fígado e rins – desintoxicação celular (oxidam substâncias tóxicas absorvidas do sangue, transformando-as em produtos inofensivos).

7-Centríolos - Participam da divisão celular – formação do fuso mitótico para separação dos cromossomos em lados opostos da célula e formação de cílios e flagelo.

8-Mitocôndrias - Realizam a respiração celular – produção de energia (ATP):  Moléculas orgânicas reagem com O2, liberando CO2 e H2O . Apresentam capacidade de autoduplicação; Origem exclusivamente materna – mitocôndrias dos gametas masculinos são degeneradas após a fecundação.

9-Cloroplastos- Exclusivo de células vegetais,  Apresenta cor verde – pigmento clorofila (capta luz solar); Realizam a fotossíntese – CO2 e H2O reagem formando glicídios e O2 (autotrofia).

10- Vacúolo - Na célula vegetal Ocupa até 80% do volume celular; Contém solução aquosa ácida: sais, açúcares, aminoácidos e proteínas.

Modelo da Célula Animal e Vegetal
(Trabalho das alunas: Lorrane, Thays, Ana Carolina,
 Beatriz, Shaiane, Daniele, Giovana e Edileuza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!